EM DESENVOLVIMENTO: pode conter erros de ortografia e informações desatualizadas!

Gostaria de contar nesse espaço um pouco sobre minha história como profissional freelancer, tenho sete anos de experiência, viajei para algumas cidades para me reunir com clientes e já participei de mais de trinta projetos como freelancer, todos disponíveis para consulta. Atualmente eu sou freelancer full-time, tenho meu próprio escritório e fico conectado na internet diariamente.

No gráfico abaixo você pode acompanhar os projetos que eu participei em cada ano, separados por tecnologia.


dyerware.com

Eu sempre tive dificuldade para terminar meus projetos e documentá-los, hoje eu sei que esta é uma etapa tão difícil quanto desenvolver. Eu comecei a desenvolver projetos na área de informática aos 14 anos, nessa época a maioria dos projetos era apenas para testar algumas tecnologias, trabalhava movido por uma curiosidade maior do que qualquer pretensão de ganhar dinheiro.


dyerware.com

Um programador jovem pode ser tão bom quanto um profissional experiente, a diferença está em comentar, terminar e documentar o software. Sem falar em planejar e executar projetos além de ter uma rotina de backups confiável. O caminho até eu aprender isso foi difícil e muita coisa ficou perdida, uma parte de meus primeiros trabalhos nunca mais vai ser recuperada.

Hoje sou formado em administração e estudei metodologias ágeis de desenvolvimento, como SCRUM, KANBAN e Técnica dos Pomodoros. Só participo de freelancer com uma boa documentação, mesmo que a documentação seja um arquivo de texto com uma página, mas que seja claro para determinar o que precisar ser feito.

Também tenho diversas cópias de segurança de todos meus arquivos, tenho um HD externo que não fica no meu escritório, que semanalmente eu trago para fazer backups do arquivos e depois guardo em um lugar seguro. Tenho também cópia do arquivos localmente e nas nuvens.

Você pode navegar pelo meu portfólio e conhecer um pouco mais da minha história como profissional freelancer, contada de uma maneira dinâmica e aprofundada. Por último deixo a dica para meus amigos e colegas de profissão, principalmente os freelancers, lembrem-se sempre de contabilizar no seu orçamento o tempo necessário para documentar o projeto e arquivar/publicar no seu portfolio.

Obrigado por dedicar seu tempo, se você chegou até aqui já deve ter gastado alguns minutos sem ainda ver um trabalho, você pode escolher na barra lateral os trabalhos, escolher por categoria, clientes e até mesmo por data. Obrigado e boa navegação!